Curso-acupuntura-2015 - Copia.jpg
FOTO-CHINA-1999.jpg

Regime de EAD

                  R$ 295,00

Regime Semipresencial

                  R$ 485,00

Acupuntura no Controle da Dor

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) utilizada desde 2.000 a 3.000 anos antes de Cristo. No ocidente, a prática foi introduzida por missionários jesuítas há aproximadamente 300 anos. Porém, foi a partir de 1970 que esta passou a ser estudada, especialmente por seus efeitos analgésicos. Esta consiste na inserção de agulhas em pontos anatômicos específicos do corpo, com o objetivo de produzir efeito terapêutico ou analgésico.

A MTC baseia-se nas teorias do Yin-Yang e dos Cinco Elementos. Segundo seus conceitos, o campo eletromagnético da vida (Qi) no organismo flui por todos os órgãos, e a comunicação entre estes ocorre pelos meridianos. Alterações nesse fluxo manifestariam sintoma de acúmulo (Yang – quente, ativo) ou deficiência (Yin – frio, passivo) de energia. A colocação de agulhas em pontos de Yin e Yang normaliza esse desequilíbrio.

A Associação Internacional para o Controle da Dor (IASP) define dor como “uma experiência emocional e sensorial desagradável, associada a lesões reais ou potenciais e descrita em termos de tais lesões” (MENEZES, 2004). Perante isso, fármacos são administrados com objetivo de controlar a dor em animais, como opióides, anti-inflamatórios não esferoidais, anestésicos locais, agonistas -2 e anestésicos dissociativos como a cetamina (LASCELLES & WATERMAN, 1997; FANTONI & MASTROCINQUE, 2002). Entretanto, apesar dos avanços da Medicina, protocolos para o controle da dor ainda requerem estudos, especialmente em pacientes pediátricos, geriátricos, oncológicos e diabéticos, nos quais os fármacos utilizados podem promover sedação, depressão respiratória e distúrbios gastrointestinais (FANTONI & MASTROCINQUE, 2002; PARRIS & SMITH, 2003). Dessa forma, métodos complementares, como a acupuntura, estão sendo cada vez mais utilizados para o tratamento da dor (PARRIS & SMITH, 2003).

CURSO DE ACUPUNTURA NO CONTROLE DA DOR

DURAÇÃO: 6 Meses.

CARGA HORÁRIA: 320 Horas, teórico / prático.

SISTEMA PEDAGÓGICO:

O Curso será desenvolvido em dois sistemas pedagógicos a saber.

1. Semipresencial, com encontros online um dia de cada semana a ser acordado entre a coordenação do curso e o aluno.
2. Cem (100%) por cento online com encontros online um dia de cada semana a ser acordado entre a coordenação do curso e o aluno.