Moxabustão-1.jpg
Moxabustão-.jpg

DURAÇÃO

 1 Meses

 

CARGA HORÁRIA

 32 horas

 

SISTEMA PEDAGOGICO

 On Line e, Semipresencial

R$ 145,00 -EAD

MOXATERAPIA

A moxabustão, também chamada de moxaterapia, é uma técnica de acupuntura que consiste em aplicar calor direta ou indiretamente sobre a pele, através de um bastão enrolado com ervas medicinais como a artemísia, por exemplo.

Na medicina chinesa, entende-se que o calor aplicado na pele, por meio desta técnica, pode liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo, conhecidos como meridianos. A liberação desta energia pode ajudar no tratamento de algumas doenças físicas tipo dor nas costas, enxaqueca e artrite, além de auxiliar na recuperação do bem-estar mental.

Entretanto, não é recomendado fazer a técnica de moxabustão em casa, devendo ser feita por um profissional treinado, em clínicas especializadas e com autorização de um médico, para que os resultados sejam positivos e benéficos. 

PARA QUE SERVE

 

A moxabustão é um tipo de terapia complementar, que ainda está sendo estudada e testada, mas pode ser indicada para tratamento de diversos problemas de saúde, tanto físico quanto emocionais, como por exemplo:

 

Doenças crônicas, como artrite reumatoide e fibromialgia;

Lesões musculares, causadas por atividades esportivas;

Doenças do sistema reprodutivo, como cólicas menstruais e infertilidade;

Doenças gastrointestinais, como úlceras estomacais e constipação.

 

Além disso, este tipo de terapia pode ser recomendado para pessoas que apresentam sintomas como ansiedade e estresse e, alguns estudos, revelam a aplicação da moxabustão no auxílio do tratamento de apresentação pélvica no final da gravidez, que é quando o bebê está sentado, ao invés de estar com a cabeça para baixo.

 

COMO É FEITA

 

A terapia através da moxabustão é feita por meio da aplicação de calor na pele, sendo usado um bastão preenchido de plantas medicinais, como a artemísia. A artemísia, conhecida popularmente como erva-de-são-joão, geralmente é usada para tratar infecções urinárias, cólicas menstruais e depressão. Veja mais para que serve a planta artemísia e os principais tipos.

 

Nas sessões de moxabustão coloca-se o bastão aquecido em pontos específicos da pele, dependendo do problema de saúde da pessoa e, geralmente, as aplicações começam a ser feitas pela parte da frente do corpo, ajudando a liberar os canais de energia, chamados de meridianos. 

 

O acupunturista especializado em moxabustão, aproxima o bastão da pele da pessoa por um período de 5 minutos, mantendo a mão próxima para sentir a intensidade do calor aplicado, evitando que a pele se queime. Essas sessões duram em média 30 minutos e a quantidade de sessões indicadas depende de pessoa para pessoa.