ChineseMedecine-3.jpg
tomadelpulso.jpg
pulso.jpg
ChineseMedecine-2.jpg
pulsologia-na-mtc.jpg
ChineseMedecine-1.JPG

Pulsologia Psico Orgânica na MTC

 

O exame dos pulsos permite analisar a distribuição da energia nos diversos Meridianos. A Pulsologia junto com a Acupuntura dão aquele ar misterioso à Medicina Tradicional Chinesa (MTC), pelo menos diante dos médicos ocidentais. Embora não há dúvidas de que é possível diagnosticar com a pulsologia, a importância do procedimento pode ser contestada. Na MTC, afirma-se que o interrogatório pode ser responsável por 70 % do diagnóstico, a inspeção por uns 15%. Neste caso, a pulsologia serve para confirmar o diagnóstico já obtido através da anamnese. Para os médicos acupunturistas modernos da China, com formação na medicina ocidental, a pulsologia é muito subjetiva, não ajuda muito no diagnóstico. Muitos acupunturistas realmente aceitam o fato da pulsologia ser subjetiva, e para vencer tal obstáculo, passaram a utilizar métodos eletrônicos para avaliar os Meridianos (Akabane, Rvoduraku, EAV etc.) Entretanto, para algumas pessoas privilegiadas com sensitividade a pulsologia constitui 90% do diagnóstico, permite dar o sexo do bebê, indicar câncer no cólon sigmóide etc.

A pulsologia era muito importante na medicina ocidental até a invenção da eletrocardiografia. Os livros de propedêutica do século passado dedicavam muitas páginas para o exame dos pulsos, usado não somente para indicar freqüência cardíaca, arritmias, hiper ou hipotensão. Mas também era muito importante a qualidade dos pulsos. Quando a Acupuntura foi introduzida no Ocidente, devido ao pouco conhecimento sobre a MTC, principalmente do interrogatório das síndromes energéticas e da teoria do Zang-Fu, o diagnóstico energético era exclusivamente baseado na pulsologia. Por isso mesmo que a pulsologia ganhou um papel muito mais destacado no Ocidente, pois era o principal meio, diagnóstico; enquanto no Oriente, serve para confirmar o diagnóstico já obtido no interrogatório.

Duração: 12 Meses.

Carga Horária: 620 horas aula

PBL (Problem Based Learning) O método PBL (Problem Based Learning -) é uma estratégia pedagógico/didática centrada no aluno. Tem sido aplicada em algumas escolas nos últimos 30 anos e trata-se de um método de eficiência comprovada por inúmeras pesquisas no campo da psicopedagogia e da avaliação de desempenho dos profissionais formados por esse método. Não se trata portanto, de método experimental.

POR QUE PBL?


O currículo tradicional, baseado na divisão de disciplinas, que a maioria das escolas adota, surgiu na década de 20, nos Estados Unidos. O número de publicações e os meios de divulgação de conhecimentos aumentou drasticamente. O resultado foi uma compressão absurda de informações nos quatro primeiros anos de curso, com sobrecarga do cognitivo e pulverização do conhecimento. Dois dos principais problemas deste método hoje clássico são a falta de integração entre as disciplinas, principalmente entre as da base e as específicas e a excessiva autonomia do docente frente a sua disciplina....

MATRIZ CURRICULAR

 

01. História e Filosofia da Medicina Tradicional Chinesa

02. Sinais Vitais Palpação.

03. Pulso Sistólico e Pulso Diastólico.

04. Pulso Superficial e Pulso Profundo

05. Qualidade do Pulso

06. Interpretação do Pulso

07. Fisiologia e Energética Humana

08. Anatomia e Fisiologia dos Canais e Colaterais

09. Teoria do Yin e Yang

10. Teoria do Relógio Cósmico

11. Teoria dos Cinco Elementos (Movimentos)

12. Estudos das Zang/Fu (Órgãos e Vísceras)

13. Etiopatogenia e Fisiologia Energética

14. Localização dos Pulsos

15. Os Oito Princípios em MTC

16. Síndromes Simples e Complexas dos Pulsos

17. Legislação

18. Ética

19. Cadastro de Clientes

20. Controle de Arquivos

21. Pulsologia e Fisiologismo

22. Origens das Doenças em Medicina Chinesa

23. Prática Clínica

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

 

• 02 Fotos 3X4
• Fotocópia Autenticada do Certificado de Formação em Acupuntura, certificado de Formação em qualquer Terapia corporal.

• Fotocópia da Identidade, CPF, Comprovante de Endereço
• Via original do Contrato e Ficha de Inscrição assinada com firma reconhecida em cartório.

 

CURSO SEMI PRESENCIAL - PÓS-GRADUAÇÃO - LATU SENSU - ESPECIALI- ZAÇÃO E FORMAÇÃO LIVRE EM PULSOLOGIA PSICO ORGÂNICA NA ÓTICA DA MTC - Um (1) encontro mensal e estudo On Line.

 

O Curso só será liberado por mês.

 

Curso em regime Semi Presencial - Sexta das 19:00h ás 22:00 horas - Sábado das 09:00 ás 17:00 horas - Domingo das 09h ás 13h - Whatsapp: (16) 99462-4382